Pão de batata doce

O pão de batata doce é visto como uma ótima alternativa para aqueles que desejam um alimento mais saudável, sem perder o sabor e a textura de um bom pão. Diferente dos pães feitos com farinha de trigo refinada, o pão de batata doce pode ser preparado com farinhas mais nutritivas, como a farinha de aveia ou de amêndoas, tornando-o uma opção sem glúten para quem possui intolerância ou sensibilidade ao glúten.

O pão de batata doce na dieta keto ou low carb

Apesar de a batata doce ser conhecida por ser rica em carboidratos, existem maneiras de adaptá-la para quem segue dietas com menor teor de carboidratos, como a dieta Low Carb ou Keto. Nesses casos, o truque está em usar menos batata doce na receita e combinar com farinhas de baixo teor de carboidrato, como a farinha de amêndoas, e adicionar fontes de gordura saudável, como o óleo de coco ou manteiga ghee.

Ingredientes

1 colher de sopa de fermento em pó químico

1 sachê de fermento biológico

1 colher de chá de sal

3 xícaras de farinha de arroz

1 xícara de polvilho doce

½ xícara de amido de milho

1 colher de sopa de goma xantana

No liquidificador

1 batata doce média crua e picada

300 ml de água morna

1 ovo

½ xícara de óleo de coco ou azeite

1 colher de sopa de mel

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes sólidos em uma tigela. Vá adicionando a mistura batida no liquidificador aos poucos até obter uma massa homogênea. 

Coloque a massa em forma de pão untada e deixe crescer por 40 minutos, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 a  40 minutos .

Variações do pão de batata doce

Uma das grandes vantagens do pão de batata doce é a possibilidade de personalização. Além da versão básica, é possível experimentar diferentes variações conforme os gostos e necessidades alimentares.

• Pão de batata doce com sementes: adicione sementes de chia, linhaça ou girassol à massa para aumentar o teor de fibras e ácidos graxos ômega-3.

• Pão de batata doce proteico: acrescente à receita uma dose de proteína em pó (whey ou proteína vegetal) para uma versão rica em proteínas, ideal para quem pratica atividades físicas intensas.

Fez a receita? Conte nos comentários o que achou. Sua opinião é valiosa para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima